sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

A primeira exposição "Pintura fora da Pintura"

A primeira exposição "Pintura fora da Pintura" abriu em 29 de janeiro de 2005 na Galeria do Poste, em Niterói.

Participaram Anita Fiszon, Marco Antonio Portela, Mauro Bandeira, Patrícia Gouvêa, Rogério Rauber e Sheila Mancebo. A curadoria foi de João Wesley.

O texto para a mostra:
Pintura fora da Pintura

Circundar as relações implícitas na questão da expansão das configurações planares, para além das suas fronteiras habituais, é o pretexto que utilizamos para reunir seis artistas cujos trabalhos vem, de um modo ou de outro, transbordando os limites impostos pelo suporte tradicional da pintura.

As diferentes linguagens que podemos constatar neste “Poste comemorativo e coletivo”, espelham de modo exemplar a diversificação dos meios que os artistas atuais lançam mão para exprimir seus conceitos e poéticas.

Tais procedimentos, simultaneamente particulares e expansivos em termos experimentais, terminam gerando configurações híbridas que, neste caso específico, gravitam em torno da duração da experiência pictórica e da transposição das suas antigas delimitações, instituídas pelos territórios lingüísticos rígidos, oriundos da concepção moderna de arte.

Objetos, fotografias, planos esculpidos, linhas desenhadas, bagaços de tecido com madeira e ocupações relacionais, apesar da evidente diferença, acabam sempre suscitando alguns vestígios de pintura que ainda se encontram impregnando as profundezas do nosso olhar. Curiosamente, estes gestos repousam em mídias que estranham o fato do pigmento sobre a tela comportadamente esticada.

Esta exposição cujo foco é o descentramento e a desestabilização do conhecimento cristalizado coincide felizmente, com a comemoração de oito anos de atitudes similares, que residem na própria existência da Galeria do Poste.

João Wesley de Souza
Janeiro de 2005

Um comentário:

Alan Cichela disse...

Olá!
Não encontrei nenhuma foto da exposição na comunidade, será que passei e não percebi?
Gostaria de ver algumas imagens, porque não postam no blog?